Administração de Empresas

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente

Karatecas apresentam suas conquistas à reitora da Unesc

Karatecas apresentam suas conquistas à reitora da Unesc
As atletas festejando as conquistas em visita à Unesc (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

O que se faz em 27 dias? As acadêmicas e karatecas da Unesc fizeram bonito e conquistaram, neste período, nada menos que 28 medalhas e um troféu em nível internacional. As universitárias Thayane Teixeira, Carolaini e Sabrina Zefino Pereira, representantes da equipe Associação Team Everaldo/FME Içara/SR Mampituba/Unesc, comemoraram essa grande fase em visita à Universidade na última sexta-feira (1º/10).

Sabrina, Carolaini e Thayane, acompanhadas do técnico Everaldo Pereira, estiveram com a reitora Luciane Bisognin Ceretta para agradecer o apoio e prestar contas do apoio. Cada atleta apresentou suas medalhas e contou detalhes das conquistas. A reitora aproveitou para entregar uma placa para cada uma, em reconhecimento aos feitos da equipe e por evidenciar o nome da Unesc no cenário esportivo brasileiro e mundial.

Apoio intenso ao esporte

No encontro, a reitora demonstrou a sua alegria em receber as atletas que honraram o nome da Unesc. “É uma honra ter essas estudantes na nossa Universidade e que defendem bravamente o karatê. Elas representam o nosso país mundo afora e hoje me trazem inúmeras medalhas e troféu obtido nessa caminhada. Me sinto muito feliz em recebê-las aqui hoje, com sorriso no rosto, felizes com os resultados e selando uma das importante bandeiras da Unesc, que é a defesa do esporte como uma das grandes estratégias para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A nossa Universidade comunitária, do decorrer de sua história sempre apoiou o esporte. Mas, daqui para frente eu diria que ainda mais intensamente, estamos demarcando algumas bandeiras, e o esporte é a primeira delas”, declarou.

Para o coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Joni Marcio de Farias, é muito importante a união de marcas fortes pelo esporte. “É muito importante para o esporte essas conquistas. O karatê faz um trabalho muito bom em toda a região e a nossa Universidade, que também é uma referência, unindo nosso conhecimento, as oportunidades que a gente tem, junto com trabalho já é desenvolvido, certamente o céu será o limite. E para adiantar o nosso engajamento, em breve vai ser lançado um programa que vai contribuir muito com desenvolvimento do esporte no sul do estado”, anunciou o coordenador.

12 Medalhas

Estudante do curso de Educação Física, Carolaine, que compete na categoria 55 quilos, conquistou ao todo 12 medalhas nas três competições.  No Open Nacional de Karatê, realizado em agosto em Fortaleza, foi ouro na categoria kumite (luta por pontos) e medalha de bronze na categoria kata individual (apresentação de golpes).

No Karatê 1 Premier League, campeonato mundial disputado no Egito na primeira semana de setembro, obteve duas pratas, sendo uma na sua categoria e a outra por equipe.

Antes de retornar para Santa Catarina, ela ainda conquistou mais seis medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê 2021-sub-21 e Sênior (Interclubes), realizado no Ceará.  Nas disputas da categoria kumitê até 55kg, ficou em primeiro lugar no kata por equipe Sênior, Kata individual sub-21, e nos kumitês individual Sênior, kumitê equipe sub-21. As medalhas de bronze  foram no kumitê equipe Sênior e kumite individual sub 21.

Oito Medalhas

Sabrina, que é acadêmica do curso de Administração, obteve nas três competições oito medalhas, sendo duas de ouro, quatro de pratas e duas de bronze na categoria até 61 quilos. No Open ficou com a prata na categoria kumite. No mundial foi bronze e prata por equipe, Já no Brasileiro, foi medalha de ouro no kata equipe Sênior e no kumitê individual Sênior - 61 kg. As medalhas de bronze foram alcançadas no kata individual Sênior e no Kumite por equipe Sênior.

Mais medalhas

A universitária Thayane, que também estuda Administração, nesta turnê esportiva ganhou duas medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze. No Open ganhou medalha de bronze no kumitê até 68 quilos. No Egito, junto com as companheiras, conquistou no Kata Equipe, a segunda colocação. Já no Brasileiro, foi primeira no pódio no kata equipe Sênior e no kumite equipe sub-21. Conquistou prata no kata individual sub-21 e duas de bronze no kumite individual sub-21 e kumite equipe Sênior.

Amuleto da sorte

Para o professor, técnico e pai de Caroline e Sabrina, Everaldo Pereira, as conquistas foram a confirmação de um trabalho sério que está sendo realizado. “Nós batemos na trave algumas vezes, no Canadá, na França, Áustria e na Espanha. E agora, graças a Deus, conquistamos essas medalhas muito importante para todos. Essa parceria com a Unesc, acho que foi um amuleto de sorte já que não tínhamos conquistado essas medalhas em outros mundiais. É uma parceria muito legal que tem tudo a ver com o esporte, esporte de alto rendimento, de superação, de conhecimento como Universidade. Estou muito realizado, muito feliz com todas essas conquistas. Conseguimos trazer esses resultados e a prova está aí, contra números não tem argumento, e as meninas realmente são guerreiras ``, enalteceu o treinador.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de outubro de 2021 às 16:03
Compartilhar Comente

Colação de Grau especial marca a formatura de acadêmicos de sete cursos da Unesc

Colação de Grau especial marca a formatura de acadêmicos de sete cursos da Unesc
Acadêmicos, agora formados, tiveram grau outorgado na noite de sexta-feira (23/10) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O Sul de Santa Catarina, o Estado, o país e o mundo ganharam, na noite de sexta-feira (23/10), profissionais de sete diferentes áreas, formados pela Unesc. A Universidade, por meio de cerimônia de Colação de Grau especial realizada de forma virtual, entregou ao mercado de trabalho novos profissionais dos cursos de Administração, Administração habilitação em Comercio Exterior, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Medicina e Nutrição.

A cerimônia foi presidida pelo diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, representante da equipe de gestão da Instituição. Conforme Oscar, foi uma honra e uma grande satisfação fazer parte desse momento tão especial para alunos, seus amigos e familiares. “As cerimônias de colação de grau são sempre momentos emocionantes para todos. Ao ouvir as palavras ditas nesta noite, nós nos recordamos do tempo que em éramos nós os jovens saindo da Universidade e iniciando uma trajetória profissional”, comentou.

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19 e o necessário distanciamento social, conforme o diretor, o momento celebra a conquista obtida por cada um após anos de estudo e dedicação. “Mesmo distantes um do outro, nesta noite celebramos essas conquistas obtidas com esforço e é muito prazeroso ver essa recompensa obtida após anos de estudo e sonho com a chegada deste dia”, completou.

A transmissão da Unesc TV foi assistida por mais de 650 pessoas e pode ser acessada abaixo:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de outubro de 2020 às 12:19
Compartilhar Comente

Empresas iniciam mentorias no Plano 60 dias da Unesc

Empresas iniciam mentorias no Plano 60 dias da Unesc
Projeto é oferecido pelo curso de Administração a micro e pequenas empresas da região (Foto: Reprodução) Mais imagens

Mais de 15 micro e pequenas empresas da região deram, na noite desta segunda-feira (5/10) um passo que pode ser um divisor de águas em seus negócios. Elas iniciaram a participação no Plano de 60 dias, projeto protagonizado por acadêmicos das fases finais do curso de Administração da Unesc e que oferece suporte técnico para a gestão das empresas de forma gratuita.

Por meio de encontros semanais, realizados neste semestre de forma virtual em decorrência da necessidade de distanciamento social, os alunos levantarão informações, farão análises e propostas aos gestores das empresas que recebem a consultoria, tendo como foco o apoio ao desenvolvimento dos negócios, em especial neste momento de instabilidade econômica.

Conforme a professora e pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, essa é uma oportunidade ímpar oferecida a sete anos por meio da Universidade. “Trata-se de um trabalho altamente diferenciado que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento socioeconômico da região”, pontua.

As assessorias envolvem as áreas de gestão econômica e financeira, gestão de custos, gestão da qualidade, gestão das operações e produção, gestão de pessoas, gestão de marketing, gestão de vendas, gestão de estoques e gestão logística. “Nesta edição, em especial nosso foco é na sustentabilidade dos negócios. Estaremos provocando os alunos, como consultores, e as empresas para as quais estarão prestando serviço, para que reflitam e usem a expertise já adquirida pela organização, somada ao conhecimento acadêmico, para encontrarem as melhores soluções”, acrescenta Gisele, que compartilha com o professor Diogo Morais a missão de acompanhar de perto o desempenho de cada equipe.

A partir do início das atividades nesta segunda-feira, o Plano de 60 dias contará ainda com as etapas de  diagnóstico, apresentação do diagnóstico e definição do plano, realização de consultoria e produção do relato de experiência e, por fim a socialização dos resultados. “O objetivo é que ao final da aplicação desta metodologia seja possível perceber novas ideias sendo implantadas e estudadas, além de oportunidades de inovação dentro do negócio e, como consequência, a possibilidade de melhorar o desempenho no mercado”, explica.

Os atendimentos ocorrerão todas as segundas-feiras das 19h30 às 21h30, de forma online e gratuita. Os trabalhos serão encerrados ao fim do semestre, no dia 23 de dezembro de 2020.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de outubro de 2020 às 21:53
Compartilhar Comente

Peiex recebe chefe de Difusão Regional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial em SC

Peiex recebe chefe de Difusão Regional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial em SC
Integrantes do Programa de Qualificação para Exportação tiveram encontro com Araken Alves de Lima na última semana (Fotos: Mayara Cardoso e Milena Nandi) Mais imagens

Representantes das empresas participantes do Peiex (Programa de Qualificação para Exportação) –  uma iniciativa da Apex-Brasil, que no estado de Santa Catarina é desenvolvida em parceria com a Unesc, tiveram uma oportunidade especial na noite no dia 17 de outubro. Eles puderam aprender lições com o chefe de Difusão Regional do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) em Santa Catarina e doutor em Economia Aplicada, Araken Alves de Lima, em encontro na Universidade. A vinda do representante do INPI tem o apoio da Open Market Comércio Exterior. O Programa conta ainda com a parceria do Genint (Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais) e dos cursos de Administração e de Comércio Exterior da Instituição.

Na oportunidade exclusiva com as empresas do Peiex, Araken destacou questões como a fundação do INPI, sua missão e atribuições no Brasil, entre elas o registro de marcas, de desenhos industriais, de indicações geográficas, de programas de computador e de topografia de circuitos integrados, além da concessão de patentes e averbação de contratos de franquia empresarial e das distintas modalidades de transferência de tecnologia.

Diante das funções do Instituto, Araken apresentou ainda avaliações como a necessidade de o país atentar para questões como: aumentar sua competitividade industrial em relação ao mercado internacional, diversificar seu mercado e criar sinergias associadas a novos negócios. “Tudo isso está relacionado a um necessário processo de internacionalização das empresas brasileiras”, acrescentou.

O representante do INPI realizou ainda uma apresentação aberta ao público sobre o tema “Propriedade Intelectual e Inovação”, na manhã do dia 18 de outubro.

O palestrante

Formado em Ciências Econômicas e especialista em Economia Agroindustrial, Lima é mestre em Desenvolvimento Econômico e doutor em Economia Aplicada. Desempenhou as funções de Coordenador Acadêmico do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação, coordenador de Pesquisa e Educação em Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento e coordenador geral da Academia da Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento.

Lima também é professor e pesquisador dos programas de Mestrado Profissional e Doutorado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação do INPI e docente voluntário permanente do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação da UFSC.

Sobre o Peiex

O Programa de Qualificação para Exportação é oferecido pela Apex-Brasil para empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Durante os diálogos, são levantados questionamentos sobre a comercialização internacional:  minha empresa está pronta para exportar? Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar a determinado mercado? Como deve ser a negociação com o comprador internacional? Como formar o preço do meu produto para outro país? Devo exportar diretamente, ou fazer uso de uma comercial exportadora?

O Peiex é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa ou federações de indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do programa na qualificação de empresas.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 23 de outubro de 2019 às 09:17
Compartilhar Comente